Golpe

Golpistas usam nome da Aapecan para enganar doadores

Marilice Daronco

Há cerca de quatro meses, pessoas que se passam por funcionários da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) têm percorrido casas em busca de doações e, em alguns locais, chegam a entregar recibos. Porém, o dinheiro, em média R$ 10 por doação, não chega à Aapecan. Mais de cem moradores de Santa Maria e região já teriam caído no golpe.

Estão tirando de quem quer ajudar, de coração, e fazendo com que esse dinheiro não chegue a pessoas que precisam muito. A gente faz de tudo para que não falte, mas estamos sendo prejudicados pela falta de dinheiro e porque esse golpe está causando uma perda de confiança por parte da comunidade afirma o coordenador da Aapecan na cidade, Diogo Vilela Padilha.

Segundo Padilha, atualmente, a associação beneficia em Santa Maria 892 pessoas com câncer, de diferentes idades. Para elas, são feitas doações de medicamentos, suplementos alimentares, cestas básicas e leite, entre outros. No início, segundo o coordenador, os próprios funcionários da empresa, que atualmente conta com 51 empregados, foram fiscalizados para saber se poderiam estar cometendo alguma ação sem autorização. De acordo com Padilha, nenhuma irregularidade foi comprovada.

A Aapecan pretende registrar o caso na Polícia Civil nos próximos dias, na esperança de chegar à autoria do crime. De acordo com o coordenador da associação, isso só não foi feito ainda porque a intenção era conseguir testemunhas do golpe, porém, como a doação é de baixo valor, a maioria das vítimas não quer registrar o caso.

No início, não registrávamos a reclamação porque acreditávamos que era algo isolado. Mas já temos cerca de 120 casos desse golpe. Estamos em busca de pessoas que queiram ajudar servindo de testemunhas afirma Padilha.

Não caia na armadilha

Os funcionários da Aapecan usam crachá de identificação com o seu nome e o da associação

O setor de telemarketing liga antes para a casa do doador, informando o nome do funcionário que irá até o local

O recibo da Aapecan (AQUI VAI FOTO) é amarelo e vem impresso com o valor acertado por telefone e com todos os dados da associação, como CNPJ e telefone

O mensageiro da Aapecan é obrigado a entregar o recibo

Os funcionários da associação não são autorizados a receber em nome de nenhuma outra instituição

Em caso de dúvida, entre em contato com a Aapecan pelos telefones (55) 3033-7900 ou 3025-9400

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Profissionais são capacitados para atender mulheres vítimas de violência

Próximo

Crack estava escondido em colchão em Santa Maria

Polícia/Segurança